segunda-feira, 13 de maio de 2013

Um dia de conquista, o dia da ABOLIÇÃO!


Bom dia, galera conectada com a opinião livre!
Hoje é dia 13 de Maio, dia de orgulho na história do país. Dia que deixamos de lado a inépcia da escravidão de negros e mulatos. 
A libertação dos escravos, através da lei Áurea, foi um marco tanto para a população massiva do país, maioria negra na época, quanto para os proprietários dos escravos.
O país viva sob pressão interna e externa para abolir a escravidão. A Europa e a América insistiam para que fossem dadas condições humanas aos negros e descendentes. A elite brasileira, maioria proprietária de escravos, sempre relutante ao tema, insistia em receber indenização pela perda de seu "bem". Quando em 1988, aos 13 dias do mês de Maio, a Princesa Isabel de Bragança, assina a lei de libertação dos negros escravizados, intitulada  Lei Áurea, que em latim quer dizer "muito valioso". Como consequência, os fazendeiros e os pertences ao alto clero da sociedade apoiaram o movimento republicano, fazendo com o imperialismo perdesse força. Como todos sabem em 1889 o Brasil foi proclamado República Presidencialista, mas isso é outro assunto. 
A libertação dos escravos não teve o resultado esperado por alguns especialistas. Muitos negros libertados não possuíam nenhum grau de escolaridade, conhecimento especifico de profissão ou condições de ingresso social, com isso continuaram na condição subalterna da sociedade, agravando o problema da exclusão social até os dias atuais.
Quando a Princesa Isabel conseguiu a votação da lei, e a promulgou, o Barão de Cotejipe lhe profetizou:
"A senhora acaba de redimir uma raça, e perder o seu trono".
 Críticos do projeto de lei da abolição afirmam que a Lei Áurea deu liberdade aos negros e mulatos mas não lhes garantiu alguns direitos fundamentais, como acesso à terra e à moradia, que os permitissem exercer uma cidadania de fato. Mas, ainda assim, foi uma das maiores conquistas social e moral para uma sociedade mista como a nossa.

Viva o 13 de Maio.

Texto Pedro Fausthino 

 (Na foto abaixo, a lei Áurea assinada pela Princesa Isabel de Bragança) 

 O Álvara coletivo de liberdade dos escravos. A lei Áurea Original 

2 comentários:

  1. A lei foi assinada, e os negros continuaram a trabalhar nos mesmos lugares onde já estavam, por não ter escolaridade, moradia e etc... Os poucos que conseguiram "vencer na vida" foram os que, os seus senhores, lhes deram como forma de pagamento pequenas terras para cultivarem seu próprio alimento.
    Ao meu ponto de vista, esta lei não mudou em muita coisa a situação dos negros da época.

    Thyago Rangel

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Bons argumentos. A inserção social não foi conquistada juntamente com a libertação. O aprisionamento continuou na forma de dependência. Boa Thyago!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no blog do OpineComigo.com. Volte sempre, queremos saber o que você pensa. Você é o que importa para nós!!!