sábado, 3 de agosto de 2013

O relativismo da ética

Olá, galera conectada com a opinião livre e compartilhada!
O que você pensa sobre a ÉTICA? A ética é a palavra mais difícil de ser colocada em prática no Brasil. É árdua a batalha pela ética moral e social, pelo respeito à constituição, pela priorização dos valores e, principalmente, pelo bom uso do dinheiro público. É mais costumeiro uma pessoa respeitar e obedecer as regras bíblicas a priorizar o respeito à legislação vigente constituinte, o que é uma atitude errada de todas as formas. O livro sagrado, de qualquer religião ou manisfestação de fé, não cultua e sentencia a forma de viver e se comportar em uma sociedade. Não dita regras claras sobre comportamento, penalização e reinserção social. Estou falando, claro de uma forma abrangente, clara, objetiva e ampla.
A ética no Brasil tem sido deixada de lado pela maioria populacional. Em uma pesquisa recente diversas pessoas provaram que suas posturas ética eram relativas à quantia ou bem oferecido em troca. Em outros países, mundo afora, o Brasil é visto como condescendente à corrupção, isso não está incorreto, mas um pouco mal explicado. A moralidade mundial está abalada com alguns acontecimentos. A mulher, com muitas e belas exceções e exemplos dignos, tem se tornado um objeto  e aceita isso de forma passiva. Expõe sua futilidade, como se isso fosse fato. As mulheres que conquistaram o mundo e tem inúmeras qualidades que superam os homens estão ficando cada vez mais raras. Isso é perda de valor e moral. Também vale para os homens, cada vez mais propenso ao crime e dando menos valor à vida alheia, à fidelidade e a família.
A evolução tecnológica trouxe e contribuiu para a perda de sentido ortográfico, falta de educação das crianças e alfabetização geral. A sociedade abraça as novelas e filmes mais escandalosos e que priorizam a separação familiar e a promiscuidade. Não valorizam mais os estudos e a crença no humanismo.
Aqui no Brasil, durante anos e governos, tivemos  uma cultura de aceitação e comodismo com a situação vigente. Famílias dominando territórios (família Sarney do Maranhão, família Maia e Batista no Rio, família Antonio Carlos Magalhães na Bahia, família Collor de Mello em Alagoas etc.) e a população de baixa renda sendo comprada com sujidades e aceitando isso de forma pacífica. Temos a infeliz e desgraçada herança do "jeitinho brasileiro" que tanto nos corrompe. Isso é o que alguns estudiosos da filosofia chamam de "RELATIVISMO ÉTICO", ou seja, o político que rouba é criminoso, mas o pobre pode roubar porque tem um motivo para isso. Esse pensamento é o motivo do descaso que se encontra a ética e a moral em nosso país, quiçá no mundo. A ética vale para grandes e pequenas atitudes, ricos e pobres, brancos e negros, todos devem se portar de forma coerente quando da tomada de decisão.
Hoje em dia ainda vemos esse tipo de coisa, por exemplo, podemos citar as compras de votos no interior do país. A ética deve ser na parte de cima da pirâmide social um exemplo claro e na parte de baixo ser executada também. 
Quando temos uma crise de ética, a sociedade se pergunta sobre seu futuro, seus valores e sua valia. Como podemos pensar em valores quando pessoas morrem por não terem dinheiro para serem roubadas? Enquanto isso pessoas descreem da política e nem se entregam ao trabalho de renovar esse quadro. Pessoas correm para se salvar na religião, ONGs e radicalismo e extremismo inapropriado. Não precisamos de radicalismo, e sim, de atitudes mais humanas e coercitivas para oprimir a corrupção e a falta de ética. Para isso, precisamos nos preocupar em acertar mais, afinal, só pode cobrar tem não deve. Se você acertar mais, então poderá cobrar mais dos seus governantes.


I have a dream. The day that our nation will be the best nation around the world. Just the most warrior, ethic and moralist will be rewarded. Just it. That's enough. (Pedro Fausthino, thinkings)

Texto de Pedro Fausthino 

Relativizar a ética é colocar de lado a sociedade e o respeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog do OpineComigo.com. Volte sempre, queremos saber o que você pensa. Você é o que importa para nós!!!