quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Brasil e suas utopias de petróleo

A presidente da República usa seu poder de Chefe de Estado para anunciar em toda a cadeia de telecomunicações que seu plano de CONCESSÃO das reservas de petróleo do pré-sal será benéfica ao país.
Em um  mundo globalizado e com necessidade de capital globalizado é clara a necessidade de gigantes estrangeiras entrarem na disputa pelo pré-sal. Mas por quê muitas empresas desistiram desse ouro preto no fundo de 7 mil metros do mar?
A resposta é simples: Intervencionismo Estatal!
A Petrobras, segundo as regras do Governo, dominaria, mesmo sem ser sócia ou investir qualquer capital, 30% de toda a produção e ainda deveria repassar 41,65% de todo o óleo produzido para o Governo Federal.
Desta forma, o investidor estrangeiro ou nacional ficaria com uma migalha do óleo e ainda sobrecarregado pela carga tributária e com os riscos ambientais que cercam esta empreitada. Tirar óleo do mar é dificil, porém extraí-lo debaixo de uma camada de sal, sob 7 mil metros de água e com dificuldade rochosas é muito mais complexo do que se imagina.
Embora a presidente diga-nos que isso será benéfico ao país, sabemos que essa utopia não se sustenta. O Brasil está andando rumo ao petróleo enquanto o mundo caminha rumo ao shale oleo ou gás de xisto. Estamos investindo esperança em uma riqueza que poucos verão, poucos usufruirão e tampouco serão beneficiados. 
A Petrobrás esta sobrecarregada de dividas pela importação exagerada e a baixa no preço da gasolina , enquanto as outras empresas não possuem sequer um plano emergencial de contingência para crises de vazamento de óleo. São 7 mil metros e um acidente nessa profundidade seria crucial para toda uma cadeia ambiental ruir em um mar preto de incompetência. CONCESSÃO é sim PRIVATIZAÇÃO.

Texto Pedro Fausthino


O mundo tenta deixar o petróleo e focar no gás de xisto enquanto o brasil se ilude  no pré-sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog do OpineComigo.com. Volte sempre, queremos saber o que você pensa. Você é o que importa para nós!!!