quarta-feira, 24 de abril de 2013

A política do vestido curto.

O governo do PT é mesmo uma desordem total. Como podemos analisar uma governança de tapa-buracos?
Pois é isso que se pode chamar o governo petista. Há 4 anos, mais precisamente 2009, o governo fez uma forte política de consumo da gasolina, e continua fazendo. O país importou, em 2009, U$ 71 mil em gasolina, e consumiu 16 bilhões de litros de etanol. Ao passo que, em 2012 o país importou U$ 3 bilhões em gasolina, e consumiu 10,6 bilhões de etanol. E as importações de gasolina continuam forte e crescente. Esse crescimento da importação da gasolina é degradante em todos os sentidos.
Se você analisar o fato de um olhar mais amplo verá que o maior problema é que não produzimos gasolina suficiente para suprir esta politica de incentivo ao consumo da gasolina. E para somar estas má ideias, a gasolina é um combustível extremamente poluente. O etanol é um combustível verde e polui muito pouco o meio ambiente.
O governo vem adotando a medida de estimular a compra de automóveis: abaixou o IPI e aumentou o prazo dos financiamentos de automóveis. Isso tudo contribuiu para os investidores se desinteressarem pelo setor do etanol.
Agora o governo tenta compensar estas perdas. Lançou um programa de incentivos para o setor, zerou o PIS & Cofins, e dará crédito na renovações de canaviais, em torno de 5,5%. Aumento o prazo dos financiamentos.
A política do PT sempre tem dado errado, sempre tem batido nos erros passados. Quando segurou o preço da gasolina e permitiu que o do álcool disparasse, o governo tentou manipular a inflação, e deu errado. Colocou a maior empresa do país. Petrobrás, em sérios riscos fiscais e financeiros. Deu o primeiro prejuízo em mais de 10 anos à estatal, e colocou em risco todo o setor do etanol. Esta política de manipular o mercado, Estado-empresário, nunca deu certo e nunca dará.
Essa política de mexe aqui, mexe ali e não resolve, é mais parecida com a política do vestido curto. Puxa aqui e puxa ali, mas não cobre nada. 


 Texto Pedro Fausthino 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog do OpineComigo.com. Volte sempre, queremos saber o que você pensa. Você é o que importa para nós!!!