quinta-feira, 18 de abril de 2013

O sobe e desce da Selic

Bom dia, galera antenada com a opinião livre.
Ontem, para quem acompanhou, o Banco Central + o Ministério da Fazenda, através de seu comitê de políticas monetárias caracterizado pela alcunha COPOM, elevou a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,25 ponto percentual, colocando-a assim para 7,50% ao ano. Mas, e você sabe o que é Selic? Não? Então vou usar uma linguagem bem informal aqui no blog para lhes explicar, ok?
A Selic é um sistema do Governo de cálculo para empréstimos interbancários que o Banco Central utiliza para 'manipular' a economia e regular o mercado financeiro. Vamos simplificar?
O mercado financeiro trabalha da seguinte forma: Ganha/Perde. Quando um banco empresta demais ele ganha receita futura, mas perde sua reserva de dinheiro. E no fim do dia, todos os bancos precisam repassar uma parte dos depósitos para o Banco Central, você deve conhecer esse mecanismo pelo nome de depósito compulsório. É uma parte que o Banco Central segura de todos os depósitos para que o banco não acabe emprestando tudo e ficando em uma situação de insolvência.
Assim como a Selic, os compulsórios também servem para controlar ou manipular a economia como o governo desejar que ela ande. Quando quer dar mais poder de empréstimo aos bancos, o Governo diminui o compulsório e o banco tem mais para emprestar.
Mas, voltando para a Selic, final de dia útil e o banco emprestou demais. Glória, que coisa boa! Mas, agora o banco não tem como pagar o compulsório, o que fazer?
Nesse caso, muito comum e recorrente, os bancos emprestam dinheiro entre si. Com taxas menores, claro. E com prazos curtíssimos também. Nesses empréstimo só podem entrar bancos - embora antigamente pessoas físicas pudessem participar desse grande investimento - e o Banco Central é um banco e participa sim desse processo. Se o Governo quer baixar a Selic, então o Banco Central entra com as taxas menores que os outros emprestando. Quando quer o contrário, como fez ontem, o Banco Central entra comprando tudo e oferecendo alto retorno, levantando assim a taxa.
Com a taxa alta, os bancos emprestam menos; as pessoas compram menos; a inflação é controlada, em tese, e o crescimento também.
Essa é a maneira mais democrática e comum de se controlar o fluxo de dinheiro que existe em um Estado (país).
Texto Pedro Fausthino
Mais informações acessem meu site OpineComigo.com 
Baixe o aplicativo do OpineComigo.com neste link clicando aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog do OpineComigo.com. Volte sempre, queremos saber o que você pensa. Você é o que importa para nós!!!