domingo, 9 de junho de 2013

Transporte público com preço de táxi aéreo

Olá, galera conectada com a opinião livre e compartilhada!!
Hoje vou postar uma revolta, uma voz que veio à mim e eu reposto com minhas ideias e palavras para tentar mexer neste assunto.

Aqui no Rio de Janeiro, esta semana, a passagem para a utilização dos ônibus municipais sofreu um aumento  de 6,78% -maior que a inflação no período passado. Este aumento é absurdo e violento contra a população, não pelo preço em si -que já é alto, mas pelo serviços de contrapartida que as empresas oferecem aos usuários. Os trabalhadores pegam conduções lotadas, com gente espremida, abafada, em pé e com um trânsito caótico. O direito à gratuidade não é respeitado da forma como manda o Estatuto do idoso e a Constituição federal disposta no seu artigo 39, capítulo X, que diz:
Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
Não é prestada assistência aos idosos, não são oferecidos transportes regulares, os idosos viajam em pé por falta de educação dos usuários e falta de fiscalização do poder público. As empresas não tem concorrência, e com isso, não melhoram o serviço.
O aumento da passagem no período 1994-2013 chega ao ponto de uma orgia moral. Admirem este número: 847,56% de aumento entre 1994 e 2003, com uma inflação média de 330%, no mesmo período. Em Julho de 1994 a passagem de ônibus era de R$ 0,35 -que sonho. Parece paradoxo, mas no período que ocorreu o aumento o serviço não acompanhou o crescimento. Ônibus lotados, motoristas imprudentes, mal preparados, ônibus quebrados e com péssimas condições de trafegar pela cidade, abuso de carga horária e função dupla dos motoristas tudo isso combinado com a desoneração de impostos que o governo concedeu esta semana ao setor (PIS e Cofins) ajudam ao enriquecimento dos empresários de empresas de ônibus.
Falta mais fiscalização e cobrança, principalmente nas zonas norte e oeste. Estas políticas adotadas pelo PT/PMDB só favorecem ao elitismo, empresariado e enriquecimento de uma classe social já milionária. O pobre, trabalhador, idosos, estudantes e afins que pegam estas conduções sabem seus problemas, parece que o prefeito não sabe que cidade vive.


Texto de Pedro Fausthino 

O aumento no preço das passagens no município do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog do OpineComigo.com. Volte sempre, queremos saber o que você pensa. Você é o que importa para nós!!!